Licensed Real Estate Agent

Thyago Raposo

As grandes vantagens de investir em imóveis

junho 6, 2017

Dinheiro em segurança e garantia de retorno são só alguns dos motivos pelos quais vale a pena ter ativos no mercado imobiliário

 

Se o mercado da bolsa parece incerto depois de anos de crise mundial, existe uma maneira tradicional e sempre garantida de investir seu dinheiro: os imóveis. A modalidade segue atraente à revelia das intempéries do mercado, e com boas possibilidades para ampliar a capacidade do seu portfólio de investimentos.

Segurança nos tempos bons e ruins

Mesmo os investidores mais agressivos confiam parte do seu patrimônio ao investimento em ativos imobiliários. Isso porque eles são considerados a forma mais segura de preservar dinheiro à margem de crises econômicas, transformando-o em um bem sólido. Seu retorno e renda independem, por exemplo, da flutuação de câmbio ou de mudanças políticas que interfiram nos investimentos de renda fixa.

Versatilidade no retorno

Há diversas estratégias para gerir seu investimento nesta modalidade. A longo prazo, a valorização de imóveis em regiões em crescimento ou onde há pouco espaço para novas construções é o mais conhecido deles. Vale lembrar que muitas regiões no Brasil e no exterior ainda não se recuperaram completamente da crise e nesses locais se encontram ótimas oportunidades de investimento. A curto prazo, o aluguel incrementa o fluxo de caixa, que pode ganhar reforços na casa das dezenas de milhares de reais.

As possibilidades do aluguel  

Falando em aluguel, o contrato padrão de locação pode render mais do que um produto bancário de renda fixa, por exemplo. Para isso, basta que o valor do aluguel em relação ao preço para compra do imóvel seja superior ao rendimento médio de 0,5% desse tipo de aplicação. Em algumas áreas, o retorno pode ser bem superior a essa média. Se parte da compra foi financiada, o benefício é ainda maior, uma vez que é possível pagar o empréstimo com esse próprio rendimento – e reinvestir o dinheiro extra.

No exterior – imóveis mais baratos

Já considerou comprar fora do país? Se ainda não, saiba que esse pode ser o melhor momento para fazer isso. Isso porque, depois do crash de 2008 e 2009, o mercado norte-americano começou a se recuperar, mas ainda é possível encontrar excelentes imóveis com a taxa de juros média da hipoteca a 4%, um índice baixíssimo e que tem tudo para subir nos próximos anos em vizinhanças que ainda estão em crescimento. As oportunidades de investimento existem, mas somente um profissional com experiência diária no mercado local consegue separar o joio do trigo.

A importância do agente imobiliário

Embora seja mais fácil aprender em investir em ativos imobiliários do que em outras modalidades mais agressivas, é preciso muita pesquisa para encontrar o imóvel com o perfil necessário para se transformar em um ativo de qualidade. As facilidades nesse mercado podem ter o efeito contrário se o processo de compra não for acompanhado por profissionais. Minimize os riscos optando pelos serviços de um agente imobiliário com credibilidade no mercado.

Especialmente nas compras fora do país, um especialista não só auxilia no processo de busca, mas também negocia os melhores preços com propriedade e orienta na preparação dos documentos para aprovação da compra e posteriores contratos. Em alguns casos, além de assistir o processo de compra, o agente é também Gerente de Propriedades. Ou seja, está qualificado para administrar o imóvel e diminuir ainda mais o tempo que você precisa dedicar ao novo investimento.

 

The snap the link now infection started in the trunk in education and may cause problems in the root system
Autor

Thyago Raposo.

thyago.nunes@elliman.com

Brasileiro atuando há mais de 10 anos no mercado de Nova York, ajudo pessoas a realizarem seu sonho de morar e investir na mais fantástica cidade do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *