5 mitos
Licensed Real Estate Agent

Thyago Raposo

Cinco mitos do investimento em imóveis

setembro 18, 2017
5 mitos

Desvendamos os maiores clichês quando o assunto é fazer das propriedades fonte de rendimentos.

Quando alguém pensa em investir no mercado de imóveis, os conselhos chovem. Ocorre que, para o bem ou para o mal, nem sempre a sabedoria popular tem razão. Como todo o investimento, os ativos imobiliários ainda são cercados de mitos. Eis abaixo os principais deles — e o que é o não verdade em cada caso.

 

É pouco lucrativo

Imóveis bem localizados alugados rendem mais do que os 0,5% ao mês da poupança e os 10% anuais de aplicações como o Tesouro Direto. Um apartamento de U$1 milhão, por exemplo, alugado a U$10 mil, renderá pelo menos 1% ao mês. Não é à tôa que 77% dos empreendedores e empresários que têm U$1 milhão em bens investe nessa modalidade, conforme revelou a financeira Morgan Stanley em estudo.

 

É preciso dedicar muito tempo para se dar bem

Se você não tem experiência nem agenda para se dedicar a um mercado competitivo como o dos imóveis, há agentes e corretoras especialistas em oferecer acompanhamento e gerenciamento full time aos seus clientes. Na Douglas Elliman, por exemplo, há o Individual Unit Management, pensado para investidores, que gerencia cada pagamento, serviço e manutenção do imóvel e ainda gera relatórios financeiros mensais.

 

É preciso muito dinheiro para começar

Há oportunidades para todos os bolsos. As unidades multi-family ou investment properties, conjuntos de apartamentos, estão em alta e com preços atraentes para investidores que desejam internacionalizar seu patrimônio. Em Nova York, por exemplo, com U$1,5 milhão é possível comprar 3 apartamentos no Brooklyn que renderão 8% desse valor ao ano.

 

O mercado não está favorável

O cenário econômico é instável, mas para quem deseja adquirir propriedades isso é uma boa notícia, pois é possível negociar preços melhores e encontrar oportunidades únicas antes que o otimismo retorne de vez – o que já está acontecendo no exterior. Além disso, o sucesso no mercado imobiliário é pouco dependente da economia macro, pois está menos relacionado às flutuações econômicas e políticas que podem derrubar em dias o preço de uma ação ou outros investimentos mais agressivos.

 

Investimentos em imóveis são sempre seguros

Falando francamente, nem todo o imóvel renderá dinheiro se a escolha não for muito bem planejada. É comum, por exemplo, aparecerem “gurus” do mercado indicando apostas imperdíveis ou ofertas irrecusáveis que mais tarde darão prejuízo ao invés de lucro. Por isso, o ideal é ter o acompanhamento de um profissional regulamentado, com experiência e capacitação para conduzir com segurança decisões importantes como essa.

COMPARTILHAR!
Autor

Thyago Raposo.

thyago.nunes@elliman.com

Brasileiro atuando há mais de 10 anos no mercado de Nova York, ajudo pessoas a realizarem seu sonho de morar e investir na mais fantástica cidade do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *